sábado, setembro 02, 2006

O problema da natalidade ou a Loja do Cidadão

Felizmente sou daquelas pessoas que aderi ao Simplex bem antes de este existir!

Quando fiz o contrato do Gás ofereciam-me condições especiais se eu escolhesse pagar por débito bancário. Façam me esse favor!! E o resto pago pela internet, portanto também é fácil.
Declarações do IRS? Comprar o selo do carro? Internet. Actualizar a morada? Internet.

Fantástico.

Até que tenho que cair na realidade e, por alguma razão, dirigir-me pessoalmente ao local, ou seja loja do cidadão.

Ora, o que me tem acontecido nas ultimas 3 vezes que fui à loja do cidadão? Para além das habituais filas enormes e falta de funcionários, está a ocorrer um fenómeno interessante a que eu chamarei a "Alta". É depois das 3 da tarde, em que maternidades/hospitais/clínicas dão alta às suas recém parturientes e estas para onde vão? Ainda a andar devagar, com a criança no berço e o pai carregado de tralha? Para a loja do cidadão, claro!

Fazer o quê, é coisa que ainda não percebi (se alguém souber, comente por favor). Eu, mas isso sou só eu, iria para casa, recostar-me no sofa/cama, pernas para cima, filhote no colo (ou por perto) e descansava, enquanto que o feliz pai ia para as filas, confusões, montes de gente a tossir e a espirrar e a suar, da loja do cidadão.

Nunca vi tanta grávida e mãe junta, como numa fila da loja do cidadão, principalmente, e aqui chegamos ao fulcro da questão, se esta tiver uma fila prioritária. Que satisfação é ver chegar estes casais e serem atendidos imediatamente, porque têm a criança. Ou porque são pais. Ou mães. Ou grávidas. Mesmo que se possam sentar confortavelmente à espera da sua vez. Sim, porque toda a gente sabe a urgência de uma grávida! É quase como ter uma doença incapacitante!

2 comentários:

esquizoide disse...

eu arriscaria que vao registar os filhos... mas só um tiro no escuro ! :P (o povo é assim... tem costumes estranhos, em vez de mandar o Jarbas... ou melhor, o pai da criança!)

Carolina disse...

registar os filhos é sempre boa ideia, ;) mas a loja do cidadão não é certamente o meu primeiro destino pós-maternidade...