sexta-feira, novembro 16, 2007

O estado das coisas

Este post é dedicado à Lia.

A minha irmã, com uma licenciatura na área da Medicina humana, tentou concorrer às vagas para licenciados que as Faculdades de Medicina disponibilizam todos os anos.

Concorreu às faculdades de Lisboa e Porto. E como acontece a quem anda nestas andanças, ela conhece a maior parte dos outros candidatos. Uma revisão rápida: vários colegas dela, um farmacêutico que o ano passado entrou em medicina na universidade da Beira Interior mas que recusou a vaga, e uma jovem, filha de medicos venerados, que o ano passado, utilizando o mesmo método, entrou na Universidade do Porto.

O que aconteceu este ano?

Os colegas ficaram pelo caminho.

O farmacêutico não conseguiu entrar pelo concurso de licenciados, mas entrou pelo concurso normal (tem repetido as especifícas quase todos os anos).

A jovem estudante de medicina do Porto, ficou de fora da lista de admitidos a concurso de um grande hospital lisboeta, juntamente com a minha irmã. Foram admitidos um par de dezenas de pessoas, e excluidos umas boas centenas.

Um mês depois...

A minha irmã é surpreendida por uma "nova" lista, onde se encontra admitida, juntamente com a jovem estudante e muitas outras centenas de pessoas. De fora ficam meia dúzia de infelizes.

Passando à selecção para entrevista, encontra-se a "sortuda" jovem estudante.

Resultado final: a jovem estudante entra no magnífico hospital lisboeta. É de salientar que ela JÁ estava em medicina e tinha acabado de concluir o 4o ano no Porto.

Adoro o meu país.

Sem comentários: