quinta-feira, novembro 26, 2009

Fazer ou não fazer, eis a questão.

Foi ainda na primária que a minha professora, essa grande mulher a D. Emilia (e olhem que ela era mesmo grande!) se apercebeu que eu não via nada e dai à converseta com os meus colegas era um pequeno passo. A solucão dela foi simples: pôr-me numa mesa sozinha para acabar com a constante conversacão e mandar-me ao médico. Desde então que uso óculos.

A percepcão de adolescência fez-me querer livrar-me deles e a solucão eram as lentes de contacto. Depois de anos de batalha com o meu médico , conclui que sim era mesmo isso que eu queria e que não havia necessidade de pedir qualquer tipo de conselho médico. Afinal era tudo uma questão linguistica. Em vez de perguntar "Acha que já posso usar lentes de contacto?" à qual a resposta era invariavelmente "Não", disse "Ora, então vamos lá prescrever ai uma lentes de contacto aqui para a jovem, e isso depressinha." (esta pode não ter sido a minha frase exacta, mas o tom foi este) e o médico simplesmente fez exactamente isso.

Isto foi há mais de 10 anos. Usar um plástico nos olhos durante grande parte do dia, 367 dias por ano, durante 10 anos, pode ser práctico mas não é saudável. Há 4 ou 5 anos comecei a ter problemas que anteviam o fim do uso das lentes e o regresso aos óculos. Os óculos agora até estão na moda, mas voltar à visão limitada dos óculos para mim já não funcionava.

O ano passado, por pressão maternal, comecei a pensar seriamente na hipotese de cirurgia. A minha médica apoiou-me e mandou-me para um cirurgião. Lá fui à consulta no final de Julho. Depois de testes bem intensivos seguiu-se a consulta. Uma consulta estranha, cheia de interrupcões e um telemóvel a tocar. A atencão do senhor doutor foi pouca ou nenhuma (esse maldito telemóvel) mas lá se concluiu que a cirurgia era possivel. Restava-me tomar a decisão final.

A minha primeira impressão? Má. E se o telemóvel tocasse a meio da cirurgia? Será que o senhor professor teria que o atender? No dia seguinte regressei à Bélgica e a coisa estalou em Portugal: 6 pacientes cegos em St Maria após uma intervencão. O Director de Servico? Era o senhor doutor do telemóvel. De repente tudo fazia sentido. Cirurgia firmemente adiada ad eternum.

Após o Verão continuei a remoer a cirurgia. Que ainda é possivel agora mas que talvez em breve já não seja. Muitas dúvidas, alguns esclarecimentos, decisão tomada, cirurgia marcada. Dia 15 de Dezembro lá vou ver o que se passa. E espero sair a ver o que se passa.

2 comentários:

Nádia disse...

Olá Carol!!!
Claro que vai correr bem.
Beijinhos,
Nádia

esquizoide disse...

Olá Carol! :) vai correr tudo bem, quanto mais n seja porque há uns meses atrás não correu... o erro foi da farmácia :P damned farmaceuticos!! ;)

Beijinhos grandes, e bons olhos a vejam.
***