domingo, fevereiro 04, 2007

Adeus

Afinal o ano não está a começar da maneira mais auspiciosa, mas há coisas contra as quais nada podemos fazer.

Ontem, a nossa coelhinha de estimação morreu. Tinha 6 anos e meio. Veio para nossa casa porque a minha irmã queria um cão, e ao menos um coelho sempre era mais pequeno. Era um sábado, 4 de Agosto, eu estava com a minha mãe na farmácia e a minha irmã e o meu pai foram ver a uma loja o que potencialmente seria necessário para um coelho.

Voltaram com as tralhas todas e uma caixa de cartão, onde a um canto estava enroscada uma bola de pelo branca. Pesava 300g, tinha 3 semanas e cabia no tarraço de barro onde se lhe punha a comida.

Uns tempos depois pesava perto de 3 kilos, e punha as patas na borda da taça da comida para se inclinar lá para dentro. Adorava esticar-se toda ao comprido ao sol, e rosnar a toda a gente, excepto à minha irmã. Roeu tudo o que pode, desde fios electricos até à mesa e cadeiras da cozinha (que tiveram de ser substituidas). Não se ralou nada com a chegada da cadela. A Lusa tinha mais medo dela do que ao contrário.

Era a Nina. Tinha umas orelhas pretas macias, uns «óculos» escuros à volta dos olhos e um enorme tufo de pelo muito macio no peito. Assim foi até ao fim.

2 comentários:

Ana disse...

espero q estejas bem...bjs

amlap disse...

Recordo com saudade as situações em que de colher de pau na mão, tentava reabastecer-lhe o tarraço da comida, evitando assim, que ela me ferrasse os dentes, como em diversas ocasiões aconteceu.
Levou uma vida razoável embora com alguns precalços, como, aquele em que teve que ser operada na Faculadade de Medicina Veterinária a um cálculo na ureta, do qual se livrou sem dificuldades de maior.
Era uma "leoa", que descanse em paz.