sexta-feira, outubro 10, 2008

Vacinar ou não vacinar, eis a questão…

No outro dia estava a almocar com o meu chefe, e um conhecido dele estava na mesa ao lado com a filha adolescente. A meio da refeicão pediu desculpa por interromper, e pediu a opinião do meu chefe, em relacão à vacina contra o HPV, que ajuda a prevenir o cancro do colo do útero.

O meu chefe explicou-lhe, que apesar de haver uma certa controvérsia na classe médica, que ele pessoalmente defendia o uso da vacina. Eu acenei com a cabeca, concordando totalmente, quando o senhor se vira para mim.

“Também é médica?”
“Não, sou farmacêutica.”
“Ah, mas então tem interesse.” É a reaccão imediata.

Juro que ao princípio não percebi a implicacão, mas o meu chefe rapidamente clarificou que eu não pertencia a um laboratório.

Foi ai que me caiu a moeda.

Portanto, como eu faco parte da classe farmacêutica, só defendo o uso de um medicamento, porque isso me interessa financeiramente?

Enquanto eu o fitava furiosa, o senhor lá explicou ao meu chefe, em sotto voce, como se a filha não estivesse ali mesmo ao lado, que a vacina era muito cara, que tinha duas filhas, e que se pudesse adiá-la/evitá-la…

No final, percebi que os papeis estavam invertidos e ninguém o sabia senão eu: eu, farmacêutica sedenta de dinheiro tinha levado as 3 doses da vacina, pagas e dadas pela minha mãe, outra farmacêutica, e o respeitado pai de família, estava mais preocupado com o preco da vacina do que em proteger as filhas de um cancro.

Há muitos anos atrás quando apareceu a vacina da Hepatite B, a minha mãe levou-me a mim e à minha irmã ao médico, para ele a prescrever. O médico sorriu e disse não haver necessidade, por não sermos um grupo de risco. Acho que ele estava à espera que nos tornássemos toxicodependentes, e então ai dava a vacina…

A minha mãe comprou a vacina, deu-nos as 3 doses, e mandou-nos testar aos anticorpos. Só anos mais tarde é que passou a fazer parte do plano de vacinacão nacional, mas para muita gente se calhar já foi tarde.

Eu não percebo porque é que as pessoas preferem arriscar a vida, só para poupar uns trocos...

Sem comentários: