terça-feira, maio 29, 2007

Long Way Down

Há quase dois anos atrás, quando estive em Dublin, aproveitei uma estante de pechinchas numa HMV e comprei um livro chamado Long Way Round, relatando uma qualquer viagem de dois tipos, um deles relativamente famoso, Ewan McGregor.

A história é interessante. Ambos actores num pequeno filme há mais de 10 anos, tornaram-se amigos por um amor comum de motos. Durante esses anos, um dos tópicos mais discutidos era fazerem uma grande viagem de moto. Após o sucesso da sua presença na saga Star Wars, Ewan "suspendeu" a carreira de actor por dois anos, e começou a magicar o que fazer nesse interregno.
O resultado foi o Long Way Round, em 2004, em que Ewan McGregor e Charley Boorman partiram de Londres para Nova Iorque, atravessando a Europa de Leste, a Rússia e os EUA. Tudo muito à amadora e com pouco dinheiro e assistência. Decidiram filmar a coisa na esperança que alguma televisão comprasse o documentário e os patrocinasse.

Tinham uma pequena equipa de apoio que os seguia de jipe, a horas e às vezes dias de distância. Andaram por pântanos, rios, lama, pontes feitas de uma tábua de madeira, acamparam, foram convidados para tendas e hoteis, e deixaram cair as motos vez e vez seguida (era preciso o outro parar e voltar atrás, uma vez que apenas um homem não conseguia pôr uma moto de pé novamente.)

O livro acabou por ser um verdadeiro achado, e sim o documentário foi comprado e passou na tv inglesa. Foi um sucesso!

Três anos mais tarde, voltam à carga, desta vez com patrocínio da BBC e mais condições (o projecto apoia a UNICEF). O princípio é o mesmo: eles vão sozinhos sem apoio directo, e o trajecto é do norte da Escócia ao sul de África.

Podem segui-los neste site Long Way Down, com posts, videos e fotos. Estão agora no sul de Itália...

Boa viagem!

PS-Aqui têm um gostinho do Long Way Round.

Sem comentários: